Artigos Izabele Kutz

Saúde Mental – Conselhos que fizeram falta

Você deve ter escutado de seus pais quando criança, mensagens claras e muitas vezes de ordem: Coma menino, senão não vai crescer. Mais tarde na adolescência: Endireita estas costas, assim vai ficar corcunda. Ou: Pare de espremer estas espinhas, seu rosto vai ficar manchado. Uma clássica da minha mãe: Você precisa treinar andar de salto alto, vai querer casar de tênis?

 

Mas não me lembro de ter ouvido: Se você continuar pensando assim vai alimentar sua ansiedade e ela vai ficar tão grande que vai te engolir. Ou então: Pare de espalhar sua raiva, assim vai contaminar seu irmão e isso vai virar briga.

 

Estamos atentos, como nunca, para não nos contaminarmos com o COVID19, não queremos correr o risco de adoecer ou de ser vetor na contaminação de outros. E sobre a descontaminação da mente? Tem evitado ser vetor de ansiedade ou irritação para outros?

 

Sim, você tem razão, esta crise econômica-social-política gera em nós ansiedade, afinal estamos vivendo num mundo de incertezas. A ansiedade, o medo, a insegurança são parte deste processo, não ficaremos imunes a isso. A questão é a intensidade destas emoções em nós. Se dou uma nota 4 para a intensidade da minha ansiedade, tenho uma boa possibilidade de estar no controle e não contaminar ninguém. Já se eu alimentar esta emoção e ela crescer em intensidade para 9, grandes chances da ansiedade estar me controlando e de sair por ai contaminando outros.

 

A mensagem que faltou para a maioria de nós na infância, hoje vira pergunta: O que fazer para descontaminar a mente? Como evitar ser vetor de emoções negativas?

 

Lembrando que ansiedade tamanho 9 pode baixar a imunidade física e abrir a porta para doenças. Quem nunca ficou doente após um período de forte stress?

 

Descontaminação total seria alienação, não somos robôs, temos sentimentos e eles tem sua utilidade e valia, a questão é se estou alimentando as emoções a ponto delas me adoecerem mentalmente ou se estou buscando equilibrá-las, usando a inquietude que elas nos trazem para encontrar oportunidades, caminhos, possibilidades.

 

O que nossos pais poderiam ter nos alertado é que uma mente totalmente contaminada pelo negativismo, por pensamentos catastróficos, pode nos cegar de um olhar de curiosidade para a realidade, um olhar no aqui e agora na busca por alternativas para desviar dos obstáculos a frente.

 

Depois de adulta aprendi que existem alguns bons desinfetantes para a mente:

 

  • Doses altas e frequentes de administração dos pensamentos: evitar embarcar em pensamentos que nutrem ansiedade. Exemplo, penso: E se eu ficar doente? Ao invés de deixar este pensamento ir embora, embarco nele…Nossa e se não tiver mais respiradores quando eu estiver doente? e se…
    1. Isso pode ocorrer? Pode, é uma hipótese. Administrar os pensamentos pode ser encontrar outras hipóteses como: E se eu não ficar doente, ou se eu ficar doente sem sintomas, ou se eu ficar doente e me curar em casa. Outra hipótese. Qual a probabilidade da primeira e qual a probabilidade da segunda? Sabemos que mais pessoas estão ficando curadas do que as que morreram. A escolha da hipótese a ser focada pode trazer como resultado uma ansiedade maior ou menor, dependendo da escolha. A segunda hipótese é um desinfetante potente contra a ansiedade.
    2. Posso também desembarcar, por exemplo: E se eu ficar doente? Desembarco observando este pensamento e deixando com que passe, como uma nuvem empurrada pelo vento.

 

  • Alimentar a mente com o que traz esperança, fé, bem estar. Ex: uma canção, uma boa leitura, uma oração, uma conversa com um amigo alto astral.

 

  • Substituir o tempo empregado em ouvir repetidamente o noticiário por tempo de desinfecção da mente. Limpar a mente ativando os sentidos, numa forma de meditação ativa, olhar ao redor, com olhar curioso de primeira vez, como nunca tivesse visto aquele lugar antes, reparar nos detalhes, nos cantinhos, ouvir os sons deste ambiente, sentir os cheiros, perceber o peso do corpo sobre a cadeira, sentir o dedo médio do pé esquerdo dentro do calçado. Outra possibilidade é ter uma uva passa, olhar para ela, ver as rugas, os detalhes, a cor, colocar sobre a língua e sentir o peso, a textura, saborear devagar. Este processo traz a mente para o aqui e agora.

 

  • Se perceber que o corpo está tenso, levantar os ombros, levando-os o mais próximo possível da orelha, contrair forte por 4 segundo e depois soltar, relaxar os ombros, perceber como estão. Contrair a testa depois relaxar, as bochechas, os braços, as mãos, o abdômen, as coxas, a panturrilha, os dedos dos pés. Contrair forte e soltar e observar qual parte do corpo está mais tensa, voltar nesta parte e repetir o processo até sentir que os músculos relaxaram.

 

  • Respirar profundamente contando até 4, soltar contando até 4. Uma respiração onde o abdômen cresce e depois se esvazia.

 

  • Manter distância de pessoas negativas e contaminadas que espalham medo e ansiedade.

 

  • Evitar dar espaço para conversas baseadas em hipóteses catastróficas.

 

A higienização da mente pode nos deixar mais inteiros e funcionais, nos capacitando para o enfrentamento de nossa realidade.

 

Fecho com uma frase de Cecília Meireles: O vento é o mesmo, mas a resposta é diferente em cada folha.

 

Te desejo sabedoria, serenidade e que contagie as pessoas com emoções positivas.