Artigos Izabele Kutz

Liberdade

 

Libertos da tristeza…ao ler esta parte de uma música, fiquei pensando em quantos vícios temos, dos quais necessitamos de libertação, um deles é a tristeza, outro, bem frequente é a ansiedade.

O que pude observar é que, na maioria dos casos se trata de um vício. Fazemos a escolha do caminho que nos dá nossa dose diária de ansiedade, como um vício pede.

Você poderia me dizer: Ah, eu não escolho ficar ansioso, você só pode estar brincando, ninguém escolhe pela ansiedade.

Vamos então dar uma olhada em como o processo acontece. Ocorre um fato: por exemplo: meu diretor pede uma reunião somente comigo. Diante disso começo a pensar: Por que ele está convocando esta reunião? Aquele projeto que estou tratando está com alguns prazos estourados, deve ser isso, ele vai me chamar atenção sobre isso…será que ele vai me demitir? Ano passado não cumpri todas as minhas metas…é acho que vou ser demitido e aí como vou pagar o financiamento da casa? E a escola das crianças? Como vou ser visto pelos meus amigos? O que meu cônjuge dirá?

Com estes pensamentos alimentamos a emoção e vamos nos enchendo – opa, consegui minha dose diária, abasteci meu vício.
Neste momento o sentimento (emoção represada) está a um nível em que não consigo reconciliar o sono, o raciocínio está embasado (pela química da ansiedade que toma nosso lóbulo frontal).

Foi uma ação externa (o líder convocar a reunião) que provocou a minha ansiedade? Todo o mundo na mesma situação iria ter a mesma reação (pensar em demissão e ficar sem dormir)? Não, nem todos são viciados em ansiedade.

Outra pessoa na mesma situação quem sabe pensaria: Ok, vamos ver o que meu gestor deseja…será que ele quer tratar dos prazos atrasados? Pode ser, ou não. Vou perguntar sobre a pauta da reunião.

E a conversa com o líder segue: Então, qual a pauta da reunião de amanhã? A que o líder responde: Ah, vou fazer uma festa de comemoração pelos 15 anos de empresa e gostaria que você me auxiliasse nisto. Sei que você organizou uma festa no ano passado que foi muito boa….

Esta reunião realmente não valeria perder uma noite de sono, mas nosso vício pede pela dose diária…

Liberdade é poder escolher meus pensamentos, direciona-los por caminhos que me tragam paz e equilíbrio, este é o desafio!