Artigos Izabele Kutz

Homo sapiens e as demandas

 

Para que possamos entender onde aplicar as horas que temos, o primeiro passo é dar tempo para o planejamento.

Uma das coisas que impedem o planejamento é a falsa idéia de que se paramos para planejar desperdiçamos tempo. Quando paramos para planejar estamos garantindo que focaremos no importante, no que realmente precisa ser feito e isso trará maior produtividade e resultados.

Nossa tendência natural é reagir a tudo que entra em contato conosco, sem analisar se aquela ação é a mais importante.
Vamos ver um exemplo: Nosso gestor solicitou um relatório importante a 3 dias atrás e hoje é a data final para entrega.
Para este relatório, levaremos algum tempo para levantamento de dados, depois precisaremos estruturar o formato do relatório, inserir os dados, formatar e imprimir.
Mas a rotina continua, então enquanto estamos levantando os dados, recebemos um e-mail, a curiosidade nos faz parar o que estamos fazendo para ler. Este e-mail traz um pedido de um levantamento que deverá ser entregue em 2 dias, mas sabemos onde estão as informações e então começamos a procurá-las e a elaborar o levantamento para responder esta demanda…e o relatório, que é para hoje, fica na espera.
Depois de empregar uns 20 minutos neste e-mail, chega uma funcionária para falar sobre férias e lá se vão mais 20 minutos.
E assim o tempo vai passando e novos e-mails, telefonemas e conversas vão enchendo o tempo.
Ao final da tarde o relatório, que seria a tarefa importante do dia, ainda não está pronto e nós estamos achando que o dia deveria ter 36 horas.

Diante deste cenário, comum nas empresas, a melhor saída é o planejamento. Antes de sair fazendo precisamos fazer algo simples: pensar. Fomos criados HOMO SAPIENS, sapiens vem de sabedoria. Muitas vezes agimos como HOMO FABER, faber = fazer.

Convido você a refletir e analisar o seu dia-a-dia. Você tem usado sabedoria para pensar no que precisa ser feito ou tem somente reagido as demandas respondendo a tudo que entra em contato com você?

Desejo que você use todo seu potencial de HOMO SAPIENS!